sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O perigo da má alimentação na infância

Essa semana eu finalmente parei pra assistir o documentário “Muito além do peso” e fiquei muito assustada com os dados alarmantes sobre a qualidade (ou falta dela) da alimentação da grande maioria das crianças!
Crianças com problemas de obesidade, pressão alta, diabetes! Que consomem absurdas quantidades de açúcar, sódio, gorduras e alimentos industrializados diariamente!!! Crianças que não sabem reconhecer uma cenoura, uma manga?!?


Esse documentário aborda muito bem o tema e nos faz refletir que esse é um problema que vai muito além mesmo. De quem é a “culpa” disso tudo? Dos pais? Das grandes indústrias alimentícias? Da publicidade? Do governo? Da própria sociedade?
Jamie Oliver diz no documentário "seu filho vai viver dez anos a menos que você por causa do meio ambiente alimentar que construímos". Isso é muito preocupante!


Por isso a importância de se criar bons hábitos alimentares desde cedo!  Eu acredito que tendo esse cuidado logo no início da vida alimentar dos nossos filhos eles certamente vão crescer e manter esse padrão! 
Isso explica o porquê não dou nem quero que deem suco de caixinha, ou “bolachinha”, ou danoninho, cheios de açúcar pro meu filho de 1 ano! Por isso vou evitar qualquer outro produto industrializado enquanto eu puder! 



Nós temos que fazer a nossa parte!

Faça sucos naturais! Faça você mesmo bolos, pães e biscoitos! Se você substituir alguns ingredientes eles ficarão tão mais saudáveis, sem conservantes, corantes e toda aquela química! Eu sei que muitas mães não tem tempo, não tem habilidade, mas gente, ter filhos é isso aí, é tirar tempo não sei de onde, é aprender muitas coisas novas, inclusive cozinhar! Evite os “fast foods”! É possível fazer sanduíches e hambúrgueres saudáveis! Há tantas receitas pela internet! Basta um pouco de disposição! Vai valer a pena!
Que tal experimentar esse fim de semana mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário