sexta-feira, 14 de novembro de 2014

a dor e a delícia de ser mãe


Antes do meu filho nascer eu tinha apenas uma ideia do que era o mundo da maternidade, que eu imaginava ser um mundo perfeito de amor e ternura.
Achei que eu seria a mãe perfeita e que eu colocaria em prática toda a bela teoria que havia lido durante a gestação!
Mas quando (re)nasci como mãe, a CULPA também nasceu e me acompanha desde então.
Como toda aspirante a mãe perfeita, quero o melhor pro meu filho. Quando digo melhor, digo no sentido essencial da vida!
Quero ter a consciência do que o fará uma pessoa boa e saudável em todos os aspectos (físico, psicológico e espiritual). Quero saber discernir o que é e será bom pra ele como ser humano!
Por isso me preocupei desde a forma que o traria ao mundo! Me dediquei (e ainda me dedico) a amamentação, a alimentação e em acompanhar seu desenvolvimento de perto (principalmente nesse primeiro ano de vida).
Mas ainda assim a sombra da culpa me acompanha desde seu nascimento. Não tive o parto que sonhei. Apesar de ter aceitado isso, me sinto frustrada por não ter parido meu filho.
A culpa também me acompanha em pequenas coisas do dia-a-dia, aí penso eu: será que estou fazendo tudo errado?
Me vejo algumas vezes sem paciência, cansada, com sono... e me sinto culpada por isso também! E vejo tantas outras mães culpadas por trabalhar fora, por "ter deixado" o filho cair da cama, por não ter tido paciência em alguma ocasião... etc, etc...
Para mim, é difícil assumir que não sou uma mãe perfeita! Mas gente, existe mãe perfeita? rs
Tenho aprendido tanto que tudo isso é mais que NORMAL! Neuras de boa mãe! Boa, não perfeita!
É incrível ver como minha vida mudou com a chegada do meu filho!
Apesar de todos os medos, dúvidas e angústias de mãe, hoje minha casa é tão cheia de alegria (e brinquedos espalhados)!!!
Cada sorriso do meu bebê, cada vez que ele fala "mamanhê" me faz ter a certeza que tudo isso vale a pena!
A sombra da culpa espreita todas as mães! É preciso saber conviver "numa boa" com ela!

3 comentários:

  1. É isso aí! Conviver com essa culpa é o que nos resta, o importante é não deixar ela tomar conta de nós e deixarmos bem claro para nos mesmas que estamos dando o nosso melhor.
    ; D

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! E minimizar a tal culpa, na medida do possível. E valorizar cada acerto mesmo.
    Carla, vc é uma ótima mãe e está no caminho certo! Criação com apego, essa escolha faz toda a diferença ;)
    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  3. Ah! E é mto bom discernir perfeição de perfeccionismo! ;)

    ResponderExcluir